loading...

12 formas de prevenir incêndios residenciais

Pequenos descuidos diários podem gerar grandes acidentes. E a mudança de alguns hábitos diários, pode prevenir acidentes domésticos. Veja algumas dicas que separamos a você...

 

Pequenos descuidos diários podem gerar grandes acidentes. E a mudança de alguns hábitos diários, pode prevenir acidentes domésticos. Veja algumas dicas que separamos a você:

 

1. Os botijões de gás devem ser instalados sempre na área externa da residência. E se possível, feche o registro do gás quando não estiver em uso.
2. Se você é fumante, não jogue bitucas de cigarros em lixeiras com papéis e em gramas. É importante saber que, ao atear o mínimo de fogo possível em grama ou papel, o fogo pode se espalhar rapidamente.
3. Quando for decorar sua casa, evite colocar cortinas compridas sobre fios e tomadas. É importante saber que,  caso haja um curto-circuito, esse pode ser um dos primeiros lugares atingidos.
4. Não coloque móveis e tecidos sobre tomadas e fiações. Esse abafamento pode gerar curto-circuito e incêndios a curto, médio e longo prazo.
5. Quando não estiver utilizando um equipamento (especialmente ferros de passar roupas, secadores, pranchas e similares), tire-o da tomada. Quando aparelhos como estes ficam ligados por muito tempo, o termostato pode queimar e causar um incêndio repentino.
6. Se perceber que a fonte de energia de seu equipamento está superaquecida, tire-a da tomada até que volta à temperatura recomendada. Do mesmo modo, quando seu dispositivo móvel estiver superaquecido, desligue-o por um tempo.
7. Caso haja sobrecarga energética em sua residência, não ligue nem um outro aparelho até que tudo se normalize.
8. Certifique-se sempre de que está utilizando tomadas com potências especiais para aparelhos como Ar-condicionado e Aquecedores.
9. Quando estiver usando o fogo, jamais saia do ambiente; lareiras, fogões, velas, são alguns dos itens que merecem total atenção.
10. Mantenha os aparelhos aquecedores distantes de cortinas e sofás, pois são de matéria prima altamente inflamáveis.
11. Jamais armazene líquidos inflamáveis próximos a fontes de calor; produtos de limpeza, álcool, desodorantes, sprays, perfumes, etc.
12. Sempre que puder, evite utilizar extensões de fios e adaptadores. O excesso de cabos em uma extensão, pode gerar superaquecimento e naturalmente, pode-se causar curto-circuito e incêndio.

 

Sabemos que mesmo seguindo todas as dicas de prevenção, acidentes podem acontecer. Por isso, esteja sempre com o número 193 em mãos. E claro, faço seu plano de seguro residencial e mantenha seus bens protegidos caso acidentes inesperados aconteçam.

 

Conte conosco. Sempre.

 

Fale com a sua cooperativa e saiba mais!

3113-2000