loading...

Como planejar o próximo ano

Nessa época do ano, é natural que a gente comece a se preocupar com o próximo ano, a começar pelo planejamento. Seja pessoal ou empresarial, a tarefa não é simples. E para facilitar os processos, preparamos esse artigo com muito carinho e cuidado para que seu próximo ano seja um ano de muitas realizações.

 

 

Otimizando seu planejamento anual em 7 importantes passos

 

1.Escolha suas metas a curto, médio e longo prazo. Será ainda melhor se você anotar cada uma de suas metas em um caderno. A propósito, seria interessante ter um caderno específico para esse planejamento.

 

2. Durante o desenvolvimento do planejamento, foque nas áreas que você mais tem domínio. E veja o que precisa ser melhorado. Por exemplo, se você é bom em lidar com diálogos e relações, use o próximo ano para explorar seu talento como          comunicador nato; conecte-se com pessoas, faça boas reuniões, bons negócios, e até mesmo, boas palestras e eventos.


3. Perceba como você se sente durante todo o processo de planejamento. Seus sentimentos são importantes. Anote em seu caderno, como se sente antes de iniciar o planejamento, durante o desenvolvimento e claro: durante a execução do mesmo. Seja sempre honesto consigo mesmo. Acompanhe todos os indicadores.


4. Alinhe-se não apenas com suas metas e propósitos. Alinhe-se com você mesmo. Não faça nada além daquilo que seu corpo, sua mente, suas emoções suportam. Seja tolerante consigo mesmo. Observe-se. Se em algum momento perceber que precisa de suporte profissional, procure ajuda sem hesitar.


5. Dê uma pausa se necessário. Você não é de ferro! Sendo um ser humano, precisará reconhecer que haverá momentos de fraqueza e vulnerabilidade. É normal em algum momento sentir-se desanimado, fraco, sensível. Também neste momento, se precisar peça ajuda. Está tudo bem parar por um tempo, se necessário.  Lembre-se disso: se você não parar quando for necessário, a vida encontrará uma forma e momento de fazê-lo. E esse momento, nem sempre será quando e como você deseja e espera.


6. O que não der certo durante o processo de planejamento e execução precisa ser registrado. Anote em seu caderno, tudo o que não der certo durante o desenvolvimento e execução do plano. Essas anotações serão para você, como um mapa. Esse mapa te colocará na direção certa. Por isso, não tenha medo de cometer erros. Coloque em sua mente que os erros não são apenas erros. São maneiras que você descobre como não fazer alguma coisa.


7. Parabenize-se por cada etapa que for cumprida durante o ano. É maravilhoso reconhecer seus acertos, qualidades, conquistas e realizações. Orgulhe-se, parabenize-se e celebre cada pequena ou grande conquista durante o percurso.

 

Ferramentas para um ano de realizações

 

  • Agenda impressa ou digital. Além do caderno recomendado no início da postagem, recomendamos que -mesmo que você não tenha o hábito- invista em uma agenda, seja ela impressa (daquelas que compramos em papelarias e supermercados) ou digital (como por exemplo, instalando o aplicativo Google Agenda em seu celular). A agenda é onde você pode e deve anotar suas metas e compromissos diários. É a maneira mais eficiente que você tem para cumprir suas responsabilidades. Lembre-se de colocar alertas, para não deixar nada passar.
  • Aplicativo de Organização Financeira. Há muitos programas e aplicativos disponíveis para download, que são gratuitos e podem ser utilizados para otimizar e organizar sua vida financeira. Por exemplo, o CoinKeeper - um dos gestores de finanças mais populares da atualidade. Você também pode experimentar o Minhas finanças, Spendee, Moneon, Meu Dinheiro… Ou usar as tradicionais planilhas do Excel. O mais importante é que tenha um gestor digital para ajudá-lo a se organizar financeiramente.
  • Bloco de Anotações. Fácil de encontrar. Além de haver blocos de notas em inúmeros estabelecimentos em todo o Brasil, você também pode adquirir modelos diferenciados pela internet com ótimo custo-benefício, você também pode utilizar o bloco de notas do seu dispositivo móvel, e se quiser ser mais criativo, pode criar seu próprio bloco de notas personalizado, utilizando materiais que você tenha em sua casa; papel A4, tinta, fitas adesivas, canetas coloridas, etc. Seja criativo! A criatividade desenvolve cada vez mais seu sistema cognitivo.
  • Quadro de Visualizações. O método é considerado uma forma poderosa de conseguir alcançar seus objetivos. Tornou-se conhecido através do livro e documentário “The Secret”. O quadro de visualizações, é a soma de retratos/imagens das coisas que pretende realizar; você quer comprar um carro? Uma casa? Fazer uma viagem internacional? Um curso de idiomas? Ter um animal de estimação? Recorte as imagens e coloque-as em um painel. Deixe o painel disposto em um ambiente que frequente todos os dias - seu escritório ou quarto, por exemplo. Olhe para seu mural todos os dias e faça afirmações sobre essas imagens, como por exemplo: “Eu amo meu apartamento na beira da praia em Ubatuba”.
  • Mapas Mentais. Diferente dos mapas de visualização, os mapas mentais servem como um diagrama. Esse diagrama funciona como um gestor de informações de conhecimento e de capital intelectual. Ou seja: mapas mentais servem para serem utilizados para melhor compreensão e solução de problemas. São ideais para estudantes, empresários e executores num geral. Você pode fazer os mapas mentais utilizando ferramentas digitais (como por exemplo: Mindly, SimpleMind e MindMeister). Ou fazer os mapas em cartolinas e papéis A4. Quando você aprender e começar a executar os mapas mentais, sem dúvidas, perceberá qual o formato que mais funciona para você. Recomendamos que busque informações mais amplas sobre o método no Google.
  • Plano Diário, Semanal, Mensal e Anual. Há muitas opções de planejamentos já impressos que podem ser adquiridos em lojas físicas, supermercados e papelarias. Além disso, você pode comprar “planners” pela internet (é só adicionar a pesquisa no Google). Ou, você pode usufruir do presente que preparamos para você, fazendo o download do seu plano clicando no link: Plano de metas

 

Gostou de nossas dicas e presente?
Esperamos que sim!

Com essas dicas, temos certeza que você poderá realizar muito mais e viver um ano incrível.

A gente se vê por aqui antes do ano terminar, tá bem?
Estamos preparando um artigo especial a você.

Até logo!