loading...

Roda da vida

Em processos de desenvolvimento humano e treinamento para líderes de todo o mundo, a Roda da Vida é uma ferramenta utilizada para trazer direção ao indivíduo de maneira criativa, realista e eficiente.

 

 

Autoconhecimento: você já fez sua roda da vida?

 

Em processos de desenvolvimento humano e treinamento para líderes de todo o mundo, a Roda da Vida é uma ferramenta utilizada para trazer direção ao indivíduo de  maneira criativa, realista e eficiente. No Brasil, a ferramenta tornou-se conhecida em processos de coaching. E apesar disso, pode ser utilizada por profissionais de todas as áreas e por aqueles que buscam -de alguma forma- uma expansão de consciência a partir do autoconhecimento.

 

Foi pensando nisso, que separamos algumas informações e dicas muito importantes de como fazer uma roda da vida sem muitas complicações. Claro que, deixamos expresso aqui, que a ferramenta é apenas uma entre uma infinidade de possibilidades existentes para o desenvolvimento humano. E que para aprofundar-se em processos como estes, recomendamos que busque a ajuda de um profissional qualificado para oferecê-lo todo o suporte necessário.

 

Vamos lá?

 

 1. O que é a Roda da Vida?

 

O Mapa de Avaliação Auto-Sistêmico (mais conhecido como Roda da Vida) é uma ferramenta de auto-avaliação a partir de tríades que são divididas a partir de cada uma das principais dimensões humanas: física, Mental, Emocional/Social e Espiritual. No processo de self-coaching e coaching de vida, por exemplo, as tríades são elas:

 

  • Tríade Pessoal, que é subdividida em: Desenvolvimento Intelectual, Saúde/Disposição, e Equilíbrio emocional.
  • Tríade de Relacionamentos, que é subdividida em: Vida Social, Relacionamento Amoroso e Família.
  • Tríade de Profissional, que é subdividida em: Recursos Financeiros, Contribuição Social, Realização e Propósito.
  • Tríade da Qualidade de Vida, que é subdividida em: Criatividade, Hobbies e Diversão, Plenitude e Felicidade, e Espiritualidade.

 



A ferramenta surgiu na década de 60, através do americano Paul J. Meyer - que ficou conhecido mundialmente sendo o autor de livros na área de motivação. Desde então, a ferramenta tornou-se praticamente onipresente -especialmente- em processos de coaching.

 

2. Qual a razão de uma Roda da Vida ser tão importante em processos de autoconhecimento, treinamentos e desenvolvimento?

 

Além de ser uma ferramenta de uso simples e intuitivo, a Roda da Vida te possibilita enxergar todas as áreas de sua vida, por uma visão macro, unificada. E com essa visão, você viabiliza quais áreas estão carecendo de sua atenção, para que sua roda alcance o equilíbrio necessário para que ela continue se movimentando.

O alimento da roda é o objetivo principal. Isso porque a congruência entre todas as partes que carregamos dentro e fora de nós é o que nos leva a uma vida de sucesso, contentamento, satisfação.

 

Sendo assim, podemos tratar a Roda da Vida como uma simples e poderosa ferramenta de apoio para ajudar pessoas a identificarem quais áreas de suas vidas estão em desarmonia e carecendo de atenção.

 

“O autoconhecimento é um portal de acesso para nossos próprios estados psicológicos, pessoais e profissionais. Mas é necessário muita disciplina, motivação e equilíbrio para que -ao abrir essa porta- a gente encontre forças para percorrer todo o caminho que vem pela frente, até finalmente alcançarmos aquilo que chamamos de sucesso”

  • Thaís Lira

 

 3. Como fazer minha Roda da Vida?

 

A estrutura da roda da vida tem um padrão em formato de gráfico pizza. O círculo é fatiado de acordo com o número de áreas a serem avaliadas; cada uma dessas áreas têm uma métrica que vai de 0 (para muito ruim) a 10 (para muito bom). Ela pode ser preenchida digitalmente em seu dispositivo móvel ou computador, usando o excel, por exemplo. Ou pode ser feita manualmente, com lápis de cores, canetas coloridas, lousas, giz, tinta… O que realmente você desejar e te faça sentir-se mais inspirado.
__________________________________________________________________________________

Faça o download de sua Roda da Vida clicando aqui

__________________________________________________________________________________

Com a ferramenta e materiais em mãos, é hora de avaliar cada área de sua vida. Lembre-se: é fundamental que seja realista. Então, deixaremos algumas perguntas para facilitar todo o seu processo, está bem?

Tríade Pessoal:

  1. Como está o meu desenvolvimento intelectual? Minha mente está sendo nutrida com o quê?
  2. Como está minha relação com o meu corpo? Minha saúde está alinhada? Tenho me sentido disposto?
  3. Como está o meu equilíbrio emocional? Estou me sentindo emocionalmente fortalecido? Me sinto tranquilo? Motivado? Animado?

 

Tríade de Relacionamentos:

  1. Como está sendo minha vida Social? Como têm sido meus diálogos e relações com meus amigos? Como tenho me manifestado socialmente?
  2. Como está o meu relacionamento amoroso? Minha vida afetiva está saudável? Tenho tido momentos memoráveis? O que tenho aprendido? Minha perspectiva a respeito disso, é positiva?
  3. Como está sendo minha relação com meus parentes e familiares? Temos tido momentos juntos? Como são estes momentos?

 

Tríade Profissional:

  1. Como está minha vida financeira? Estou em dia com minhas obrigações? Tenho tido dinheiro? Como está sendo minha relação com o dinheiro? O que tenho feito para tornar-me uma pessoa próspera?
  2. Como está sendo minha contribuição Social? O que tenho feito com parte do que o universo tem me trazido? Tenho sido suficientemente generoso?
  3. Como me sinto com relação aos meus propósitos e realizações? Estou contente? Satisfeito? Poderia estar melhor?

 

Tríade da Qualidade de vida:

  1. Como está minha criatividade? Estou buscando estímulos? Quão criativo tenho sido? Quais as coisas que criei e recriei nos últimos dias? O que tenho feito com cada uma de minhas criações?
  2. Como estou lidando com meus hobbies e diversões? Tenho praticado coisas que amo pelo simples prazer de me fazer feliz? Estou dando atenção e valor às coisas que realmente faço sem ordem ou obrigação alguma?
  3. Como me sinto? Pleno? Feliz?
  4. Como está minha espiritualidade? Tenho sido uma pessoa espiritualizada? Conectada com o metafísico? Com o Sagrado? Como estou lidando com minhas questões espirituais? Como estou lidando com meu espírito?

 

Prontinho! Hora de fazer a Roda Girar!

Esperamos que tenha gostado!
Preparamos esse material com muito carinho para você.

Um abraço,
a redação.