loading...

Cartão de crédito. Aliado e não vilão!

Você está com o pagamento do seu cartão de crédito em dia? Está fazendo compras de forma consciente? Se sua resposta for sim, pode considerar o seu Sicoobcard como um aliado, e não um vilão como os cartões são conhecidos por aí. Clique para saber mais.

O fim do ano está chegando e é hora de falar sobre o seu cartão de crédito. Você está com o pagamento dele em dia? Está fazendo compras de forma consciente? Se sua resposta for sim, pode considerar o seu Sicoobcard como um aliado, e não um vilão como os cartões são conhecidos por aí. O grande risco do cartão de crédito é a compra imediata – sem precisar de dinheiro na hora – para pagar depois, o que faz com que as pessoas usem o cartão sem avaliar o volume de compras e o valor total da conta que vai chegar no mês seguinte.

 

Veja dicas do Sicoob Coopercredi-SP para que o seu Sicoobcard não prejudique o seu orçamento ou planejamento familiar:

 

- Só compre o que está dentro do seu orçamento: a compra à vista tem o impacto do valor e a prazo dá a falsa sensação de que o dinheiro não está saindo do bolso. Veja se a parcela cabe no seu bolso: jamais ultrapasse 30% do valor dos seus ganhos.

 

- Fuja do pagamento mínimo: se planeje para pagar a fatura integral no vencimento. Ficar pagando o mínimo do cartão não é uma boa opção, a dívida se transforma em uma grande bola de neve, por causa dos juros e das contas dos meses anteriores que vão acumulando.

 

- Concentre suas contas no cartão: reunir todos os gastos em uma só conta facilita o controle do orçamento doméstico uma vez que a fatura traz todos as compras detalhadas. É possível visualizar os principais gastos, para onde foi o dinheiro e, principalmente, quanto foi.

 

- Compre racionalmente: avalie a real necessidade de adquirir aquele produto. Muitas vezes as compras são feitas por impulso. Pondere: Eu preciso disso? Por que estou comprando? Vale a pena? Esse desconto é real?

 

- Use a seu favor os programas e benefícios: o Sicoobcard tem um programa de troca de pontos que é muito vantajoso – os pontos podem ser convertidos em milhagens ou descontos em estabelecimentos comerciais.