loading...

Aprenda como poupar seu dinheiro!

Momentos de instabilidade econômica são importantes para refletir sobre a necessidade de poupar. Administrar suas finanças, controlar os pequenos gastos do dia a dia fazem toda a diferença no fim do mês e evitam o endividamento. Clique para saber mais!

Momentos de instabilidade econômica são importantes para refletir sobre a necessidade de poupar. Administrar suas finanças, controlar os pequenos gastos do dia a dia fazem toda a diferença no fim do mês e evitam o endividamento. E foi pensando nisso que separamos algumas dicas do consultor financeiro do Sicoob Coopercredi-SP, Clayton Schnepper, para você conseguir economizar. Colocar a cabeça no travesseiro todas as noites sem dívidas e com um dinheirinho guardado, mesmo que seja na poupança, não tem preço. Confira:

 

Tenha consciência das suas finanças: é fundamental saber quanto você ganha e quanto tem de despesa – coloque tudo em uma planilha. Acompanhe seus extratos e veja o que está sendo gasto e com o quê.

 

Planeje seus gastos: tenha um objetivo – o que eu quero fazer no futuro, o que eu preciso comprar? Identifique o que pode ser cortado e o que precisa ser avaliado.

 

Adeque suas finanças: tenha um orçamento equilibrado e invista apenas no que você pode manter – só compre um carro se você puder pagar as parcelas até o fim, por exemplo.

 

Não deixe influências externas te tirar dos seus objetivos: nem tudo o que você vê você precisa. Avalie o seu orçamento e evite desperdícios.

 

Antes de comprar qualquer coisa faça três perguntas para você mesmo: Eu quero? Eu preciso? Eu posso? Avalie sua necessidade de compra. Muitas vezes, você paga juros, mas poderia estar recebendo juros se estivesse com o seu dinheirinho guardado.

 

Tente comprar à vista: evite fazer parcelas se você tem o dinheiro para pagar – é arriscado se endividar, pois as emergências surgem.