loading...

Perguntas Frequentes

Separamos algumas perguntas e respostas que podem solucionar suas dúvidas.

 

Se preferir, entre em contato com a Central de Relacionamento pelos seguintes canais:

 

Telefone: (11) 3113-2000

 

WhatsApp:(11) 9.98801-7421                

 

E-mail: atendimento@coopercredi-sp.org.br

 

 

Clique aqui para acessar os formulários de atendimento.

 

Cooperativas de Crédito

O que é uma cooperativa de crédito?

Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas, que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros. O objetivo da cooperativa de crédito é a prestação de serviços de natureza financeira a seus associados com condições mais favoráveis.

 

Qual o objetivo de uma cooperativa de crédito?

O objetivo da cooperativa de crédito é a prestação de natureza financeira a seus associados com condições mais favoráveis, ou seja, democratizar o acesso aos serviços financeiros de forma justa.

Capital

O que é capital social?

É a participação financeira do associado que caracteriza a sua associação e compõe o seu fundo na cooperativa.

 

Como pago meu capital?

O pagamento do capital é mensal e ininterrupto, enquanto for associado. O desconto de capital é feito através de folha de pagamento, débito em conta corrente na cooperativa ou, na impossibilidade, via boleto.

 

Qual é o valor do capital?

O valor do capital é calculado sobre o salário base do associado, cujo percentual varia de 2% e 20% e é escolhido por ele no ato da associação.

 

A quota capital é remunerada?

Sim, o Sicoob Coopercredi-SP paga juros ao capital uma vez ao ano, ao final do exercício, de acordo com a legislação vigente. Lei Complementar nº130: “Art. 7o É vedado distribuir qualquer espécie de benefício às quotas-parte do capital, excetuando-se remuneração anual limitada ao valor da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic para títulos federais.”.

 

O percentual de capital pode ser alterado?

Sim, o cooperado pode aumentar ou diminuir o seu percentual de quota capital, respeitando a carência de 180 dias entre cada solicitação.

 

Como faço para alterar o meu percentual de desconto?

Preencha o formulário de alteração de percentual e o entregue assinado na sede da cooperativa ou em um dos postos de atendimento.

 

O capital pode receber depósitos complementares?

Sim. Será facultado aos associados que efetuarem aportes de capital social, em até 2 (duas) vezes no exercício, desde que respeitando o valor mínimo de R$500,00.

 

Como faço para consultar meu saldo de quota capital?

Consulte o seu saldo através do Aplicativo Sicoob ou pelo SicoobNet. Se preferir, use também a Central de Atendimento pelo telefone 3113-2000 ou via e-mail (atendimento@coopercredi-sp.org.br).

 

O capital pode ser resgatado?

Sim. O capital pode ser resgatado em duas situações:

  1. Resgate eventual, com permanência no quadro social ou
  2. Resgate total, por desligamento do quadro de sócios. 

 

a. Resgate Eventual:

Ao associado que tiver no mínimo 3 (três) vezes seu salário base poupado e não possuir operação de crédito na cooperativa, será facultado o resgate eventual de seu capital, preservando o valor mínimo de 2 (duas) vezes seu salário base integralizado.

Exemplo para associados que não possuem operações de crédito:

  • Salário Base: R$ 1mil
  • Saldo de capital: R$ 3mil
  • Excedente resgatável: R$ 1mil
  • Saldo remanescente obrigatório: R$ 2mil (saldo equivalente a dois salários base)

 

b. Resgate Total, por meio de desligamento:

O resgate total só pode ser feito mediante desligamento do quadro de sócios. O associado pode solicitar o desligamento a qualquer tempo, independente do período de permanência na cooperativa, devendo quitar o saldo devedor, caso possua, no ato da solicitação. O saldo de capital será creditado na conta corrente do associado depois de liquidadas e encerradas todas as contratações de operações, podendo utilizar o capital para amortização do saldo devedor. Para associados admitidos na cooperativa até 31/08/2015, os pedidos de desligamento feitos até o dia 10 serão creditados até o 3º dia útil do mês seguinte. Para pedidos posteriores a esta data, serão creditados até o 3º dia do segundo mês partindo da data do pedido. Ambas as opções ocorrerão mediante observação dos limites de liquidez de recursos disponíveis na cooperativa.

 

Ao desligar-se, o associado deverá cumprir uma carência de 180 dias, contados do pagamento, pela cooperativa, da última parcela das quotas-partes restituídas. Prazo para devolução do capital: consulte o item Desligamento.

 

 

Estou afastado da empresa, os descontos de capital em folha serão interrompidos?

Sim. Em casos de afastamento do funcionário, os descontos em folha de pagamento serão interrompidos. Quando isso ocorre, o associado deve continuar pagando suas prestações e capitalizando através do débito em conta corrente, boleto, ou ainda, depositando os valores diretamente na conta da cooperativa. Consulte a Central de Atendimento para mais informações.

Empréstimos

Quem pode solicitar?

A partir do primeiro desconto de capital, todo associado pode fazer o pedido de empréstimo. A liberação da operação é feita mediante análise de crédito. Exceção: Cooperados que estão em período de experiência na empresa em que trabalham, só podem fazer solicitação de empréstimo após o término deste período.

 

Quais os documentos necessários?

  • Contrato de Empréstimo*
  • Cópia simples de RG;
  • Cópia simples do CPF;
  • Cópia simples do comprovante de residência (dos últimos 60 dias);
  • Cópia simples dos três últimos holerites.
  • É importante verificar com o atendente se há a necessidade de assinatura de avalista ou não, para realização de seu empréstimo.

Por que solicitar empréstimos no Sicoob Coopercredi-SP?

Existem várias razões para que o associado opte por fazer seu empréstimo na cooperativa, uma delas é que os juros pagos no empréstimo voltam para os associados em forma de remuneração na conta capital. Além dos juros retornarem aos próprios associados, fazer um empréstimo no Sicoob Coopercredi-SP é pagar o justo, já que oferecemos taxas de juros bastante atrativas, facilitando o crédito e gerando economia no bolso de todos.

 

Qual é a forma de pagamento?

As prestações de empréstimos serão descontadas em folha de pagamento. Na impossibilidade, caso seja autorizado pelo comitê de análise de crédito, utiliza-se o débito automático em conta corrente ou boleto bancário.

 

Em quanto tempo o empréstimo é liberado?

Caso a documentação esteja correta, o empréstimo é liberado no dia útil seguinte à solicitação. Nos casos em que o processo exija uma análise de crédito mais detalhada, o retorno pode ser feito em até sete dias úteis.

 

 

Pagamento Antecipado de Empréstimo

Posso amortizar o saldo devedor ou antecipar o pagamento de parcelas do meu empréstimo?

 

Posso amortizar as parcelas do meu empréstimo?

Sim, é possível amortizar o saldo devedor do seu contrato ou antecipar o pagamento de parcelas. Após o depósito encaminhe o comprovante para nossa Central de Relacionamento, através do Whatsapp 9.9614-4936 ou pelo e-mail atendimento@coopercredi-sp.org.br e verifique se foi recebido. Em seguida, o valor depositado será baixado do contrato.

 

Quais as contas para depósito do Sicoob Coopercredi-SP?

Banco Santander:
Banco nº: 033 - Agência: 0001 C/C: 13.022.174-1

Banco do Brasil:
Banco nº: 001 - Agência: 3055-4 C/C: 22886-9

Banco Itaú:
Banco nº: 341 - Agência: 0057 C/C: 64.606-9

Banco Bancoob:
Banco nº: 756 - Agência: 2005 C/C: 428000000-0

*Importante: assim que fizer o depósito, encaminhe o comprovante para a cooperativa através do fax: 3113-2011 ou e-mail:atendimento@coopercredi-sp.org.br

 

Benefício: Carência na parcela de empréstimo

 

Carência na parcela de empréstimo

Como funciona?

A carência permite a prorrogação do vencimento da parcela de empréstimo. O associado tem direito a 1 (uma) carência de férias, que será concedida 1 (uma) vez ao ano e 1 (uma) carência regimental que será concedida também 1 (uma) vez ao ano após o pagamento de no mínimo 6 (seis) parcelas consecutivas, no contrato a ser prorrogado, liquidadas na data do vencimento. 
Para mais informações, consulte a Central de Atendimento.

 

Como faço para solicitar carência?

A carência deverá ser solicitada pelos nossos canais de atendimento digitais: Telefone 3113-2000, e-mail:atendimento@coopercredi-sp.org.brou pelo Whatsapp 9.9614-4935.

Atenção: A carência só poderá ser solicitada pelos canais digitais, não sendo possível fazer a solicitação pessoalmente.

Insuficiencia de pagamento: Inadimplência por falta de margem na folha / Afastamento da empresa entre outros.

 

O que devo fazer se a minha prestação não entrar na folha de pagamento por uma dos motivos acima?

Em casos de afastamento do funcionário ou falta de margem, os descontos em folha de pagamento serão interrompidos. Quando isso ocorre, o sócio deve continuar pagando suas prestações e capitalizando através do débito em conta corrente, ou ainda, depositando os valores diretamente na conta da cooperativa. Procure o quanto antes a Central de Atendimento quando isto ocorrer para obter mais orientações.

Conta Corrente

O que é?

A conta corrente do Sicoob Coopercredi-SP foi desenvolvida especialmente para você que é associado e precisa dos melhores pacotes de serviços para fazer transferências entre contas (DOC e TED), saques, depósitos e outras movimentações. Aproveite e ative a sua agora mesmo!

 

Qual a vantagem?

São muitas vantagens:

  • Cartão Múltiplo SicoobCard: disponíveis nas bandeiras Mastercard ou Visa, com ele você pode fazer compras em qualquer estabelecimento e movimentar sua conta corrente. O cartão Mastercard possibilita acumular  pontos a cada compra realizada, com os pontos acumulados é possível resgatar vouchers dos parceiros e adquirir produtos e serviços. Paga 1 e leva 2!  Para participar e conferir as promoções acesse: naotempreco.com.br.

 

  • Você pode escolher o pacote de serviço que melhor atende suas necessidades. Consulte (inserir link com os demais pacotes).

 

  • A cooperativa remunera o capital do sócio e os resultados positivos (sobras) são divididas proporcionalmente as operações realizadas entre todos os associados que concentram suas operações financeiras na cooperativa.

 

  • Em uma cooperativa de crédito, os associados têm acesso a taxas e tarifas de serviço bem menores que a maioria praticada nos bancos comerciais.

 

  • Mais Comodidade: Você pode fazer consultas, transferências, pagar contas, fazer aplicações, colocar suas contas em débito automático sem perder seu tempo em filas, direto pelo Sicoobnet (link) ou pelo Aplicativo Sicoob.

 

Como ativá-la?

Para ativar a conta no Sicoob Coopercredi-SP é necessário ser cooperado e comparecer pessoalmente na Central de Atendimento de segunda à sexta das 09h às 17h ou em um dos nossos postos de atendimento, com a seguinte documentação:

  • Original e Cópia do RG e CPF;
  • Cópia do Comprovante de Residência (de até 60 dias);
  • Último Holerite.

 

Posso ativá-la mesmo negativado?

Não. Para ativar a conta corrente no Sicoob Coopercredi-SP o cooperado não pode possuir restrições nos órgão de Proteção ao Crédito.

 

Quanto vou pagar?

Você escolhe o pacote de serviços que mais se adequa ao seu dia-a-dia: Free, Basic, Classic ou Premium. Se já for correntista, basta comparecer pessoalmente na Central de Atendimento de segunda à sexta das 09h às 17h ou em um dos nossos postos de atendimento e solicitar a troca de pacote assinando a documentação necessária.

 

Qual o horário de atendimento a correntista na cooperativa?

Para fazer saques, transferências, pagamentos de contas ou depósitos o horário é de segunda à sexta -feira das 09h às 17h.

 

Sendo correntista, em que locais posso sacar?

Pode sacar na sede da cooperativa em horário bancário, nos caixas da Rede 24h, rede Cirrus e nas redes Sicoob espalhadas pelo Brasil. Encontre a mais próxima de você em www.sicoob.com.br.

 

Como faço para ver meu extrato de conta corrente?

Consulte seu extrato na própria cooperativa, através do Aplicativo Sicoob ou pelo SicoobNet (www.sicoobnet.com.br).

 

Como cadastro uma senha para o SicoobNet para correntista?

Basta comparecer pessoalmente em nossa sede, das 09h às 17h, de segunda à sexta-feira, com o RG original.

 

Posso abrir uma conta conjunta?

Pode, desde que as duas pessoas sejam associadas. Para mais informações mande um e-mail para sac@coopercredi-sp.org.br.

 

Posso ter cartão de débito?

Sim. Assim que o associado ativa a conta corrente, o Sicoob Coopercredi-SP envia um cartão múltiplo para o endereço cadastrado. Para desbloqueá-lo ligue para o número que vem junto com o cartão. Caso tenha interesse em ativar a função crédito, procure um de nossos atendentes e faça a solicitação de seu limite*.

* Sujeito a análise de crédito.

 

Como faço para solicitar a 2ª via do cartão?

Entre em contato com a cooperativa no e-mail: sac@coopercredi-sp.org.br ou pela Central de Atendimento: 3113-2000.

 

Meu cartão foi roubado, e agora?

Ligue imediatamente para um dos números abaixo e bloqueie seu cartão, após confirmar o cancelamento do cartão, um novo será solicitado automaticamente e enviado para sua residência.

 

Chamada a cobrar do Brasil e do exterior
Brasil 0800 702 0756
Exterior 00 55 61 21018990
Regiões Metropolitanas 4007 1256

FATES

O que é?

O FATES (Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social) é uma reserva obrigatória, destinada para a área educacional e social. É um benefício exclusivo aos associados e seus dependentes que precisam de ajuda nos momentos mais difíceis de suas vidas, desde que seja comprovada a insuficiência financeira temporária ou permanente.

 

Em que situação posso solicitar?

Após um ano de associação, o associado adimplente com quotas de capital, pode solicitar o FATES que atende pedidos de reembolso de despesas médicas e odontológicas, caso o associado comprove dificuldades em suas finanças. A solicitação é analisada por uma comissão de assistentes sociais, que visa ajudar financeiramente o cooperado ou seus familiares. Pode ser usado em casos de despesas com cirurgias não contempladas em planos médicos, cirurgias odontológicas, implantes dentários, despesas com aparelhos específicos de ortodontia e surdez, despesas com medicamentos prescritos a pacientes portadores de doenças graves ou crônicas e despesas com funeral. Importante: O sócio terá até 90(noventa) dias da data da realização da despesa e/ou ocorrência do fato, para requerer o auxílio.

 

Como solicitar?

Para entrar com a solicitação de reembolso (pois não é feito antecipadamente), você deverá ter no mínimo 12 meses de capitalização na cooperativa e apresentar toda a documentação comprobatória, para análise das assistentes sociais. Para conhecer a política do FATES entre em contato com a cooperativa.

 

Quais são os documentos necessários?

Documentação exigida:

  • Carta solicitando o benefício;
  • Cópia dos laudos médicos e receitas;
  • Cópia dos 03 últimos holerites;
  • Notas fiscais (originais) das despesas decorrentes da ocorrência (dos últimos 90 dias);
  • Cópia da declaração de IR constando os dependentes (caso o reembolso seja para dependentes).

 

Em quanto tempo tenho a resposta?

Em até 60 dias.

 

Qual o valor máximo a ser reembolsado?

O valor de reembolso será definido pela comissão deliberativa, de acordo com a suficiência do fundo.

Desligamento

O que é?

É a perda de vínculo no quadro de sócios, seja por opção própria, pela perda de vínculo empregatício ou da condição estatutária de ser associado.

 

Quando posso me desligar?

O associado pode solicitar o desligamento a qualquer tempo, independente do período de permanência na cooperativa, devendo quitar o saldo devedor, caso possua, no ato da solicitação. Após se desligar, o associado perde o direito aos serviços e benefícios oferecidos pelo Sicoob Coopercredi-SP e deve cumprir uma carência de 180 dias para retorno ao quadro de sócios.

 

O capital é devolvido quando me desligo?

Para associados admitidos na cooperativa até 31/08/2015, os pedidos de desligamento feitos até o dia 10 serão creditados até o 3º dia útil do mês seguinte. Para pedidos posteriores a esta data, serão creditados até o 3º dia do segundo mês partindo da data do pedido. Ambas as opções ocorrerão mediante observação dos limites de liquidez de recursos disponíveis na cooperativa.

 

Para associados admitidos após 01/09/2015, o saldo de capital será devolvido após a aprovação, pela Assembleia Geral, do balanço do exercício em que se deu o desligamento do associado. A devolução do saldo de capital poderá ser dividida em até 10 (dez) parcelas mensais e consecutivas, nos termos do Estatuto Social. A devolução de capital poderá ser efetuada em até 30 (trinta) dias da solicitação do associado, para os casos de:

  1. Demitidos das empresas;
  2. Associados com mais de 10 anos de cooperativa e idade a partir de 60 anos;
  3. Doenças comprovadas por laudos médicos.

 

Como faço para me desligar?

Dirija-se a sede da cooperativa para o preenchimento do desligamento. Caso tenha algum saldo devedor, ele deverá ser quitado no ato da solicitação.

 

Vale a pena me desligar?

Não. Quando um associado se desliga e depois retorna, é como se começasse do “ponto zero” novamente, pois quando se fala em guardar dinheiro, o tempo é um fator determinante. Além do mais, saindo da cooperativa, o sócio perde a oportunidade de ajudar outros servidores municipais a ter uma vida financeira saudável e se priva de ter acesso a juros mais baixos e os benefícios que só uma cooperativa pode oferecer.

 

Existe outra forma de receber o capital, sem me desligar?

Sim, o Resgate Eventual. Veja mais no título “Capital”. Ou, para ter dinheiro em mãos, sem se desligar, é possível fazer o empréstimo pessoal do Sicoob Coopercredi-SP, assim você continua com seu capital intacto e paga somente o valor justo sobre seu empréstimo.

 

Em quanto tempo posso voltar a ser sócio?

Ao desligar-se, o associado deverá cumprir uma carência para retorno, de 180 dias.

 

Posso me desligar, mesmo com empréstimo em andamento?

Pode desde que quite o saldo devedor no ato da solicitação.

Atualização Cadastral

Como fazer para atualizar meu cadastro?

Envie seu comprovante de residência para a nossa Central de Atendimento ou informe alteração de telefones e endereço através do telefone 3113-2000 ou e-mail atendimento@coopercredi-sp.org.br.

Central de Relacionamento                                                               

(11) 3113-2000                                                                                 

2ªa 6ª das 9h às 17h                                                                         

atendimento@coopercredi-sp.org.br                                        

WhatsApp: 98801-7421                                                                    

Curta a nossa página no Facebook e saiba todas as novidades da cooperativa! 

 

 

 

Ouvidoria
Atendimento 2ª a 6ª - 8h às 20h

0800 725 0996

Fale com a Ouvidoria 
Demais Serviços de Atendimentos.

 

Deficientes auditivos ou de fala
0800 940 0458.

 

Indícios de Ilicitudes

Cartões Sicoobcard
Regiões Metropolitanas 

4007 1256

 

Demais Regiões
0800 702 0756